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Quando você compra um automóvel, sabe que ficar atento ao funcionamento das peças ao longo do tempo é algo necessário. Alguns itens importantes devem ser sempre verificados, como freios, motor, embreagem e suspensão. Além desses componentes, é preciso ter uma atenção especial com a dirigibilidade do carro, pois se ela não estiver boa, pode ser que o veículo não esteja equilibrado e que desgastes desnecessários aconteçam. Por isso, o balanceamento e geometria são essenciais.

Ser um motorista prudente, que adota a direção defensiva como forma de conduzir e realiza manutenção preventiva a fim de evitar futuros problemas, é um grande passo para conservar bem o veículo. Porém, mesmo que você tome todos estes cuidados, ainda assim está sujeito a imprevistos indesejáveis que podem acontecer no dia a dia. Dessa forma, para ficar tranquilo de verdade, é necessário contratar um seguro auto.

balanceamento e geometria

Situações como uma colisão inesperada no trânsito, ou ser vítima de furto ou roubo, podem acontecer a qualquer momento. Por isso, é importante ter uma cobertura que dê todo o apoio necessário, seja por meio de uma indenização, após uma batida que dê perda total no carro, por exemplo, seja para não lhe deixar na mão, prestando apoio com a assistência 24 horas e disponibilizando o carro reserva.

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Balanceamento e Geometria

Balanceamento e Geometria

Agora, voltamos ao assunto principal do texto. O balanceamento e geometria são importantíssimos para a boa dirigibilidade do veículo, pois mexem diretamente com o equilíbrio de importantes componentes. Por isso, falaremos sobre cada um deles com mais detalhes abaixo.

O que é balanceamento?

balanceamento e geometria

balanceamento é um procedimento realizado no carro que tem como objetivo equilibrar o conjunto de pneus e rodas, fazendo com que elas girem sem provocar vibrações. Isso é feito por meio da aplicação de chumbo nas regiões mais leves da roda. Este material que é utilizado funciona como contrapeso para compensar a desigualdade que se forma ao longo do tempo nessa parte do veículo.

Quando o carro está desbalanceado, é comum o motorista senti-lo trepidar ou fazer barulhos estranhos quando a velocidade está acima dos 60 km/h. Se a instabilidade for mais perceptível próxima ao volante, é sinal que as rodas dianteiras não estão balanceadas. Já se a trepidação estiver maior na parte de trás, é possível que as rodas traseiras estejam com esse problema.

Como ao longo do tempo esse chumbo que foi colocado para equilibrar o conjunto de pneus e rodas pode descolar ou cair, é necessário fazer revisões periódicas para verificar a necessidade de um novo balanceamento.

O que é geometria?

balanceamento e geometria

Também conhecida como alinhamento, a geometria do carro é um processo cujo intuito é fazer o ajuste dos ângulos das rodas do carro, de modo que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Já sentiu que o veículo está puxando para um dos lados quando você solta o volante? É um sinal que mostra a necessidade de fazer a geometria.

Para que o automóvel apresente um bom desempenho e mantenha a estabilidade, essas medidas citadas acima precisam estar em conformidade com o que foi definido e alinhado pelo fabricante. Quando há alteração, a dirigibilidade é prejudicada e o motorista sente a diferença.

À medida que o veículo é utilizado, é inevitável que ele sofra impactos por rodar em terrenos irregulares, passar em buracos, entre outros. Dessa forma, quando a geometria da suspensão sofre alterações, há um desequilíbrio que provoca problemas como desgaste prematuro em peças que fazem parte da suspensão e nos pneus.   

Por que fazer balanceamento e geometria?

balanceamento e geometria

Apesar de serem procedimentos diferentes, balanceamento e geometria se complementam e são igualmente importantes para a estabilidade do veículo. Por isso, geralmente são serviços feitos ao mesmo tempo pelo mecânico, quando a revisão é realizada.

Fazer balanceamento e geometria é importante para evitar desgastes em componentes como pneus, amortecedores e rolamentos. Consequentemente, ao realizar esses procedimentos no veículo, você evita ter problemas com essas peças no futuro, além de manter uma boa dirigibilidade, sem vibrações estranhas, carro puxando para um dos lados, entre outras situações desagradáveis.

O ideal é realizar balanceamento e geometria a cada 8 mil quilômetros rodados com o veículo. Porém, de acordo com a frequência com a qual o carro é utilizado, bem como os terrenos em que ele mais anda, pode ser necessário fazer antes. De qualquer forma, é preciso ficar atento ao veículo, verificar se ele apresenta trepidações ou barulho na carroceria constantes (caso de balanceamento), ou se ele tem puxado muito para um dos lados (caso de geometria).  

Rodízio de pneus

rodízio de pneus

Um dos componentes que é mais afetado pelos problemas que a falta de balanceamento e geometria trazem são os pneus. São os primeiros a sofrerem desgaste por arrastarem muito em curvas quando não estão alinhados, por exemplo, ou por receberem diferentes cargas de peso quando não estão balanceados.

Além de fazer balanceamento e geometria, existe outra dica que pode ajudar a preservá-los e aproveitá-los da melhor forma: fazer um rodízio de pneus. Isso significa inverter os pneus dianteiros com os traseiros após uma certa quilometragem rodada (podem ser os mesmos 8 mil km estimados para balanceamento e geometria).

Por conta dessas diferenças entre pneus dianteiros e traseiros, os fabricantes dos veículos podem, por vezes, recomendar que cada eles recebam diferentes níveis de calibragem. Ao realizar o rodízio, os pneus tendem a se desgastar de forma parecida, o que faz com que eles sejam aproveitados de forma praticamente equânime.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é balanceamento e geometria e como eles são procedimentos importantes para a estabilidade do veículo? Mande pra gente por meio da caixa de comentários!  


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